O III Colóquio Sujeitos, Estado e políticas Públicas do Transes vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Também vai ser o momento de celebrar os 20 anos do núcleo de pesquisa. O tema desta edição do Colóquio será: A imaginação antropológica e os futuros possíveis.
Nossa intenção é de reunir os trabalhos, pesquisas e reflexões que nos ajudem em uma compreensão crítica do presente e a imaginar os futuros (devires, esperanças, utopias, heterotopias) possíveis e desejados a partir de onde estamos e do que pesquisamos hoje.
Na porta de entrada da terceira década do século XXI, vivemos um aumento acelerado das desigualdades sociais, dos efeitos de catástrofes ambientais e climáticas, de ascensão de governos de extrema direita, da perda de direitos e agravamento das violências racistas, misóginas, LGBTfóbicas, de uma pandemia que ainda não tem um final anunciado.
A antropologia é colocada na urgência, tanto da compreensão quanto das respostas necessárias para lidarmos com este momento e imaginarmos aonde este presente pode nos levar. A partir das pesquisas específicas, nas várias linhas de trabalho do Transes, como antropologia da saúde; gênero; políticas públicas, Estado e agenciamentos sociais; sujeitos e subjetivações; saberes centrais, locais e dissidentes, queremos explorar os futuros e as alternativas possíveis.
Site do evento

Apresentação do trabalho “Biopolítica, desigualdade e pandemia” no Painel Bio-necropolíticas da Webinária “Das margens: lugares de rebeldias, práticas e saberes”. A webinária foi organizada pelo Projetah – História das Mulheres, Gênero, Imagens, Sertões – grupo de pesquisa do PPG de História da UFPB.
Acesse aqui o vídeo: (Entre 10h00 e 10h16)
Aula do Seminário Ciências Sociais em Debate: crise e crítica social em tempos do Covid-19 do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. Nesse Seminário, as professoras e professores do DCS se revezam falando de temas atuais das ciências sociais no contexto da pandemia.
Acesse aqui
Antropología de Tiempos e Extraordinarios Mesa de debates del “Seminario Antropología de Tiempos Extraordinarios: orígenes, epidemiología y miradas desde el Sur”, organizado por CIESAS Sureste y Programa de Posgrado en Antropología de la Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fecha: 10 de julio de 2020, 11h (MX)/13h (BR) Invitadas: Regina Martínez Casas (CIESAS) Monica Franch (UFPB) Sonia Maluf (UFPB y UFSC) Maria Elena Martínez (CIESAS y UFPB) Coordinadorxs: Ronald Nigh (Ciesas Sureste) y Patricia Pinheiro (PPGA/UFPB)
Acesse aqui

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – UFRN (2020.1), com o tema: “ANTROPOLOGIA DAS URGÊNCIAS: PANDEMIA, DESIGUALDADES E POLÍTICAS”, ministrada pela Prof.ª. Dr.ª. Sonia Weidner Maluf (PPGAS UFSC/UFPB).
Acesse aqui