III Colóquio do TRANSES/UFSC
O III Colóquio Sujeitos, Estado e políticas Públicas do Transes vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Também vai ser o momento de celebrar os 20 anos do núcleo de pesquisa. O tema desta edição do Colóquio será: A imaginação antropológica e os futuros possíveis.
Nossa intenção é de reunir os trabalhos, pesquisas e reflexões que nos ajudem em uma compreensão crítica do presente e a imaginar os futuros (devires, esperanças, utopias, heterotopias) possíveis e desejados a partir de onde estamos e do que pesquisamos hoje.
Na porta de entrada da terceira década do século XXI, vivemos um aumento acelerado das desigualdades sociais, dos efeitos de catástrofes ambientais e climáticas, de ascensão de governos de extrema direita, da perda de direitos e agravamento das violências racistas, misóginas, LGBTfóbicas, de uma pandemia que ainda não tem um final anunciado.
A antropologia é colocada na urgência, tanto da compreensão quanto das respostas necessárias para lidarmos com este momento e imaginarmos aonde este presente pode nos levar. A partir das pesquisas específicas, nas várias linhas de trabalho do Transes, como antropologia da saúde; gênero; políticas públicas, Estado e agenciamentos sociais; sujeitos e subjetivações; saberes centrais, locais e dissidentes, queremos explorar os futuros e as alternativas possíveis.